sábado, 28 de maio de 2011

Uíge Enaltecido empenho dos agentes comunitários no combate à malária

27-05-2011 18:01
Uíge
Enaltecido empenho dos agentes comunitários no combate à malária

Mucaba - O envolvimento dos agentes comunitários na luta contra a malária foi enaltecido quinta-feira, no município do Mucaba, 60 quilómetros a norte da cidade do Uíge, pelo Bispo da Igreja Anglicana, da diocese dos Libombos (Moçambique), durante a visita evangélica que efectuou na circunscrição, para avaliar o grau de desenvolvimento da igreja local.

 
Falando à Angop no termo da sua visita de algumas horas ao distrito eclesiástico de zadi-a-Lukizi, onde realizou uma missa que contou com a participação de cerca de700 fiéis, o prelado depois de explicar o perigo que a malária provoca, disse estar impressionado pelo empenho e dedicação dos agentes comunitários no combate à doença.

 
"Apraz-me registar o empenho da comunidade aqui na luta contra a malária, pois é a maior causa de morte no nosso continente, e ver uma comunidade envolvida é muito encorajador. Espero que continuem com esse esforço", incentivou.

 
A presença dos órgãos de comunicação social no acompanhamento desta actividade, disse, é outro factor extremamente importante, admitindo que a mensagem sobre as medidas de prevenção contra a malária têm chegado a todas as pessoas.

 
O agente comunitário, Manuel Júnior Songa, disse que graças o trabalho de sensibilização que os activistas ou agentes comunitários têm levado a cabo nas comunidades, regista-se a redução da malária, apesar de não anunciar o número de casos registados nos últimos anos.

 
"Não tenho cá dados concretos de casos, mas nas comunidades onde temos passado, a própria população tem testemunhado a redução da doença, fruto da implementação das medidas de prevenção, como o uso de mosquiteiros impregnados com insecticida e o saneamento básico favorável das aldeias", disse.

 
O programa comunitário integrado de luta contra a malária, da Igreja Anglicana em Angola, está a ser implementado no município de Mucaba desde 2007 e conta com o patrocínio do governo americano.

 
O município de Mucaba está situado a norte da cidade capital da província do Uíge, possui uma comuna (Wando-Mucaba), seis regedorias, 53 aldeias e uma população estimada em 86 mil 717 habitantes.
fonte(http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/saude)

Nenhum comentário:

Postar um comentário