segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Piso único para agentes comunitariois em debate

Piso único para agentes em debate
24/09/2011

A regulamentação da PL 7495/2006, que trata do piso salarial dos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, foi debatida no seminário com representantes dos 52 municípios no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifro) em Ji-Paraná, com a participação do governador Confúcio Moura, deputados estaduais Padre Tom (PT), Nilton Capixaba (PTB), secretário de Estado da Saúde, Orelando Ramires, vereadores e representantes da Federação Rondoniense dos Agentes de Saúde (Feras) e do Sindicato dos Agentes de Saúde do  Estado de Rondônia ( Senaser).
“Este seminário, em Ji-Paraná é uma articulação nossa enquanto federação, juntamente com sindicatos do Estado de Rondônia, para tratar da politização da PL 7495 que regulamenta o piso salarial e plano de carreira da nossa categoria em todo Brasil. É uma maneira de estarmos discutindo nas bases para demonstrar a presidente Dilma Rousseff (PT) a nossa força”, disse José Serra Dutra, presidente da Federação.
 O seminário para debate da PL 7495 foi presidido pelo deputado Federal Padre Tom (PT), que destacou a iniciativa da categoria em busca da regulamentação da atividade e do regime jurídico, que define a forma de contrato com os servidores. Iniciativa elogiada pelo Governador Confúcio Moura.
“Tínhamos prometido estar nesse grande evento para debater essa situação e encontrarmos uma alternativa dentro do possível para  atender os anseios da categoria. Queremos ver como  ficará a contribuição do  governo Federal e dos municípios, para que em três mãos nos possamos resolver essa parada”, comentou Confúcio Moura.
Com base na proposta apresenta pela Federação Rondoniense dos Agentes Comunitários de Saúde e Sindicato dos Agentes de Saúde do Estado de Rondônia, o Estado entraria com 12% da receita e os municípios com 15%, para que em 2015 os servidores tenham um piso único, que seria de dois salários mínimos, cerca de R$ 1,6  mil. “Tenho participado de varias reuniões com a categoria juntamente com o governador Confúcio Moura, buscando um consenso com os três governos para que possamos atender essa reivindicação”, explicou Orlando Ramires, secretário de Estado da Saúde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário