segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Qualificação para agentes comunitários

NotíciasVoltar
 

Qualificação para agentes comunitários

Ações para redução da mortalidade materna e infantil no município

Em cumprimento as ações pactuadas para redução da mortalidade materna e infantil em Feira de Santana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Núcleo Microrregional de Educação Permanente em Saúde, está promovendo o curso “Prevenção da Morbimortalidade Materna e Infantil: a Atuação do Agente Comunitário de Saúde (ACS)”.
O curso está sendo realizado simultaneamente nos postos do Programa Saúde da Família (PSF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS), e tem como facilitadoras as enfermeiras que atuam na Atenção Básica e participaram do curso de Capacitação Pedagógica, realizado e certificado pela Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis.
De acordo com a coordenadora do Núcleo Microrregional de Educação Permanente em Saúde, Eulália Aparecida Soares, a carga horária do curso é de 60 horas, com duração de oito dias. “Nos seis primeiros dias, acontece o momento concentração, que aborda a parte teórica do curso. No segundo momento, denominado dispersão, o agente comunitário vai a campo para colocar em prática o que aprendeu na concentração. O curso é finalizado com a avaliação do ACS”, explica. 
Segundo Eulália Soares, espaços como associações comunitárias de bairros, igrejas e escolas também estão sendo utilizados para ministrar o curso. “Em alguns bairros, os ACS contam com estes espaços para se reunirem. Como as turmas são formadas com uma média de 15 a 25 participantes, estes locais estão sendo aproveitados por serem amplos”, observa. 
Conforme o cronograma, a qualificação prossegue até o mês de outubro. “Finalizando a qualificação com os ACS, iremos retomar o curso com uma nova turma, porém formada por técnicos de enfermagem que atuam na Atenção a Saúde da Mulher e da Criança na Atenção Básica e hospitalar”, ressalta.  Nesta semana, o curso acontece nos PSFs Feira X, Dispensário Santana, Tomba, Jaíba, Tiquaruçu e Pé de Serra.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário